O que é um Leilão?
Uma das coisas mais atraentes no leilão é que na verdade a maioria das pessoas não sabem exatamente o que é um Leilão. Saber o que significa um determinado assunto não se limita a aprender o abc, ou grande fórmula mágica para ficar rico da noite pro dia.
A quantidade de incertezas que norteiam esta modalidade, a falta de doutrina, livros informações, registros históricos, faz com que a maioria das pessoas simplesmente não conheçam e o pior, corram dela.
A origem da palavra leilão vem do Árabe: al-alam que significa A Dor. Isso porque, na Ásia antiga quando alguém passava a dever a outro, seus bens, normalmente ouro e tecidos, eram vendidos em praça pública a quem oferecesse o melhor preço o que representava uma grande humilhação.
O leilão nada mais é do que uma modalidade de venda como outra qualquer. A única diferença é que o leilão é muito usado pela justiça. Isso também é encantador. A justiça usa-o pois é a forma mais justa de se conseguir o melhor preço mediante uma competição limpa, ou seja, um ato PÚBLICO.
Neste ato é o pilar a livre participação de todos que estejam legalmente aptos a dar lance. É por isso que o Leilão só pode ser realizado por um agente público chamado LEILOEIRO. Este cara se submete a uma série de restrições para poder se manter no cargo.
O leilão na verdade é a forma mais justa de se vender algo sem prejudicar ou trapacear. É um ato público de livre concorrência. Tanto é, que impedir alguém de participar um leilão é crime.
Há algum tempo, qualquer pessoa que passasse por um leilão, poderia levantar a mão e dar um lance. Com a modernidade as coisas mudaram e agora só pode participar do leilão quem estiver legalmente investido neste direito, como por exemplo maiores de 18 anos.
Você sabia que você pode vender o que quiser no leilão?
Embora carregue o estigma da etimologia da Dor, o leilão é uma fonte de riqueza inesgotável, justa de livre concorrência em igualdade de condições que está ao alcance de qualquer pessoa que queria e saiba usá-lo de forma inteligente e prudente.
0 comentários:
Postar um comentário